quarta-feira, setembro 26, 2012

6

TAMANHO APARENTE DO QUE ???

Marcadores: ,
Tamanho aparente da luz ! Isso é muito importante !

Existem muitas formas de se explicar o tamanho aparente da luz. Tantas e tantas formas, que eu pensei, pensei e pensei em como fazer esse vídeo, escrevi linhas e mais linhas pra tentar criar um roteiro, e depois, simplesmente joguei tudo fora e decidi mostrar na prática !
O fotógrafo iniciante, costuma achar que o Sol é uma luz muito poderosa, e passa a comparar tudo com o Sol. Vamos analisar este pensamento:
O Sol, é na verdade, uma luz POTENTE, porém tão aparentemente pequena, que produz sombras duríssimas e que podem tranquilamente jogar um ensaio fotográfico COMPLETO, no lixo !
Neste post, não falaremos especificamente sobre potência ou não, falaremos sim, sobre TAMANHO ! E, aparentemente, um refletor de campo de futebol, é absurdamente maior que o sol, embora menos potente.
Tamanho aparente da luz, é exatamente o que se escreve, quanto maior a fonte luminosa, maior aparentemente ela é, independente da sua potência. E para se criar uma luz, com tamanho aparente maior, não basta apenas difundi-la, vejamos o exemplo abaixo:
A lâmpada (imagem da esquerda) difunde a luz por todas as direções, porém ela é uma fonte de luz aparentemente pequena (neste contexto). Já ao utilizarmos a sombrinha (imagem da direita), a luz torna-se significativamente grande, pois antes de chegar no assunto da foto, ela 'se divide' por todo o nylon da sombrinha, aumentando assim o tamanho da fonte luminosa !
E quanto maior for o tamanho aparente da luz, menos definida e menos nítida serão as sombras, no resultado final da fotografia ! Vejamos abaixo, o exemplo das fotos feitas no vídeo do post, compare as sombras:
Quando você vê, em uma revista de moda, aquele rosto totalmente iluminado, praticamente sem sombras, e imagina que no set de fotografia existem 200.000 fontes de luz, você pode estar enganado, talvez ele esteja utilizando apenas 1 fonte de luz, com tamanho aparente muito grande, como é o caso, dentre outros, da Sombrinha da Walimex que possui 180cm de diâmetro. Exato, 1.80m de altura !
Dependendo da potência do flash, essa sombrinha produz uma luz tão difusa, que anula-se totalmente as sombras, e parece que a modelo está 'no céu', como este é mostrado nos filmes.

Espero que tenham gostado da dica e principalmente que ela tenha servido pra algo e que ajude alguém.

Até a próxima !

6 comentários:

  1. No youtube o Julio Cezar G. Freitas, perguntou: "Meu flash não é TTL... Eu quero fotografar a noite e a camera não entende que eu estou com um flash, certo... Como eu consigo usar um modo pré-programado mas que meça a luz pra eu diminuir a velocidade do obturador e conseguir fazer fotos noturnas sem borrar... Só com ttl mesmo ?"

    Julio, Existe a possibilidade de fazer isso sem o flash ttl, ou se o flash for ttl, vc pode muda-lo pra manual e fazer isso também.

    Fotos a noite, ou fotos no escuro, existem 2 tipos digamos mais comuns. As paradas, onde vc fotografa uma paisagem a noite. E as em movimento... Uma festa de aniversário, uma casa noturna, etc...

    Nas fotos PARADAS, eu indicaria usar o flash o mínimo possível, dando preferência ao tripé. E dai vai ajustando basicamente o ISO e o Tempo de Exposição para se conseguir o efeito desejado. (Se for foto de uma rodovia por exemplo, e deixar 1 minuto exposto, o asfalto praticamente não aparecerá, de tanta luz que vai passar, por exemplo..)

    A maior dificuldade eu acredito, está justamente nas fotos em movimento, à noite. Pois tudo se movimenta e pra conseguir a foto perfeita é realmente complicado, mas vamos tentar ajudar.

    FOTOS PARADAS: A grosso modo, vc coloca a maior abertura que a sua lente permitir (Ou seja, o menor número... Provavelmente f/2... f/2.8...), um ISO mediano que não provoque ruídos (ISO 400 seria uma opção), ***use o flash em 2ª cortina (pra gravar o final da exposição) e vai variando a potência, não muito forte...***, e coloca 1 ou 2 segundos de exposição.

    Desta forma, vai captar bem a luz do ambiente, e ao final, o assunto ficará bem exposto. Esse tipo de técnica, funciona para quando o assunto está próximo à câmera. Como por exemplo:

    http://lh4.googleusercontent.com/-MxHZPqaJn1k/UGRmpQ0eF4I/AAAAAAAAAIc/ZUbNDkXK7YE/s814/TranceMountain%20157.jpg

    Esta foto eu fiz em uma rave, existe o movimento na foto, ou seja, o 'borrado', devido a longa exposição 1.3s, usei ISO 800, e usei até uma abertura pequena devido ao foco ! Porém, como o flash estava em 2ª cortina, a DJ Flow (Da dupla Flow e Zeo), ficou exposta corretamente na foto !

    Espero não ter complicado tanto na resposta, mas caso tenha ficado confuso, pode perguntar novamente que eu explico quantas vezes forem necessárias ! Obrigado pela pergunta e essa já é uma ideia anotada pro próximo post !

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!!

    Lendo sobre, eu cheguei nesse assunto de segunda cortina mas ai ja me embolei de novo.

    Meu flash é um YN-560(tb tenho o 460), segundo esse post eu li que não consigo...

    http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=68874.0

    essa informação procede? depois que li sobre eu nunca mais procurei e acabei comprando o 565EX que vi o review no seu canal do youtube... Mas mesmo assim preciso aprender com esses visto que ainda levará um mes para meu TTL chegar.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Acho que configura no flash, vou testar aqui quando chegar em casa pq pela camera não tem acesso aos menus.

    ResponderExcluir
  4. O problema da minha câmera é que ela é uma XT 350D super antiga ! Nela ainda se configura na câmera ! E alguns flashs tem o recurso de definir isso no próprio flash !

    No YN560EX, ele não permite mesmo setar "2ª Cortina" no flash... Já nas Custom Functions da câmera, na opção número 9 provavelmente, existe essa possibilidade. "Flash 1st/2st curtain", selecione 2st !

    O YN560EX é um flash muito potente e pelo preço é excelente, o fato de não possuir o ttl, realmente dificulta MUITO na hora de fotografar, principalmente ação.

    Minha dica pra Flashs manuais, é que, ao chegar no local das fotografias, vc coloque o flash em 1/8, e teste de cara alguns Ajustes (ISO, Exposição e Abertura) com o flash em 1/8 !
    Na hora de fotografar pra valer, caso precise de mais luz, basta aumentar a potência pra 1/4, 1/2 ou 1/1... Mas reconheço que haja mesmo dificuldade por ser totalmente manual...

    Mas o lance é não desfazer do flash apenas por esse motivo ! Flash é igual mulher ! 'Domine-o e terá um grande aliado'

    ResponderExcluir
  5. Não não, não irei me desfazer porque eu quero usar a técnica de strobist, preciso mesmo de 3. Eu achei que teria como usar o 560II como segunda cortina, mas nem a camera(Canon 5D) e o flash me permitem fazer isso...

    Aqui ilustra legal a técnica que vc comentou...
    http://www.youtube.com/watch?v=7Py8pFjlx-g&feature=player_embedded

    Gostei do resultado, o lance vai ser esperar mesmo meu 565EX chegar!

    Mt obrigado cara! :D

    ResponderExcluir

O que você pensa sobre o blog, se os tutoriais estão sendo proveitosos, se existe algum erro no que eu falei,...
Tudo isso é MUITO IMPORTANTE PARA MIM !

Faça algum comentário !