sábado, setembro 08, 2012

0

Eu tenho a força !

O carregador - Um coadjuvante que merece o Oscar !


No mundo da fotografia, infelizmente, muitos trabalhos aparecem do dia pra noite. E você provavelmente não terá muito tempo pra se organizar, e talvez não queira perder a oportunidade !

As pilhas recarregáveis, indiscutivelmente, vieram pra salvar a humanidade fotográfica. As antigas pilhas alcalinas, ainda que muito boas (Ajudaram, ajudaram...) têm sua capacidade de carga muito limitada. Sem contar os vendedores, sujos, que vendiam pilhas fabricadas há anos, cuja carga era mínima, pra não dizer nula, servindo apenas pra controles remotos, e coisas do tipo.

A segunda geração de pilhas recarregáveis, era de Níquel-Cádmio (NiCd). Entretanto, mesmo sendo recarregáveis, o que já era sem dúvida um avanço, tinham sua capacidade de carga reduzida, e vida útil igualmente pequena. Trocando em miúdos: Eram fracas e duravam nada !

As pilhas de Níquel-hidreto metálico (Ni-MH), tem maior capacidade de carga, maior vida útil (número de recargas possíveis), e são relativamente baratas !

Mas nem tudo são rosas !

As pilhas eneloop, que eu falei neste vídeo do meu canal, têm capacidade de carga, nominal, de 2000 mAh (miliampère-hora) contudo, se por um lado isso é muito bom, por outro, exige um tempo considerável de recarga. Dependendo do carregador, cada 4 pilhas AA Eneloop, precisa de 5h ligadas na tomada, para ser completamente carregada.

Ei, você prestou atenção ? CADA PACK DE 4 PILHAS = 5H NA TOMADA !

No meu caso, eu precisaria de 25 horas, para carregar meus 4 packs, ou seja, mais de 1 dias de espera. Isso significaria um final de semana inteiro, onde eu poderia perder alguns trabalhos.

Mas vamos entender essa equação:
A foto ao lado, mostra a etiqueta de um dos meus carregadores, que mesmo comprado da China, veio em Português do Brasil, lindo !

No destaque 1, ele mostra uma capacidade de 500 mAh por hora, caso esteja carregando 2 pilhas apenas, AAA ou AA !

Já no destaque 2, ele mostra uma capacidade de carga de 450 mAh, caso esteja carregando 4 pilhas AAA ou AA !

Como minhas pilhas eneloop, possuem 2000 mAh de capacidade, caso eu carregue 4 delas, a 450 mAh/h, eu preciso de 4,4 horas para cada pack !

Se eu tivesse apenas 1 carregador, eu levaria 22 horas para carrega-las completamente. E porque tantos carregadores afinal ?

Simples ! Com 5 carregadores, cada um com um pack de 4 pilhas, ligados em tomadas diferentes (dããã, claro né), em apenas 4:30h eu tenho todas as minhas 20 pilhas carregadas. Caso apareça um trabalho à noite, pra ser executado na manhã seguinte, eu as coloco pra carregar e pela manhã já estarão todas devidamente carregadas !

E por aproximadamente 12 reais cada carregador, Vale muuuuuuito a pena !

0 comentários:

O que você pensa sobre o blog, se os tutoriais estão sendo proveitosos, se existe algum erro no que eu falei,...
Tudo isso é MUITO IMPORTANTE PARA MIM !

Faça algum comentário !